O Fenómeno

Federico Moccia é um dos fenómenos editoriais mais espantosos dos últimos tempos. Os seus três romances transformaram-se numa referência indiscutível para o público jovem italiano, que se vê reflectido nas histórias e sente a sua autenticidade, a conexão com a realidade social do momento. Roma tem já a “Rota Moccia”: as frases dos seus livros escrevem-se nas paredes da cidade e milhares de jovens italianos e estrangeiros selam o seu amor prendendo um cadeado nos candeeiros da ponte Milvio, como os protagonistas de Quero-te Muito.
Até existe uma página Web para colocar cadeados virtuais: http://www.lucchettipontemilvio.com/

«Em Roma há muitas tradições, desde deixar uma moeda na Fontana di Trevi a enfiar a mão na Bocca della Verità. Mas estas tradições eram demasiado conhecidas, pelo que decidi inventar uma. Uma semana depois do lançamento, atravessei a ponte [Milvio] e vi que em redor do terceiro pilar havia mais de cem cadeados. Foi uma sensação incrível [...]!»
Entrevista de Federico Moccia para o EL País Semanal, 27/01/08
A história do sucesso de Moccia constitui por si só um romance. A sua primeira obra foi rejeitada por todas as editoras, até que Federico Moccia decidiu fazer uma edição de autor. Os dois mil exemplares que lançou venderam-se rapidamente e o livro sobreviveu em fotocópias durante oito anos. Por casualidade, uma dessas fotocópias caiu nas mãos de um director de cinema que se apercebeu do seu potencial. A obra foi levada ao ecrã e publicada numa das mais prestigiadas editoras italianas, tornando-se um sucesso.
Veja aqui o trailer do filme: http://www.hovogliadite.it/