quinta-feira, 16 de junho de 2011

Crítica de Leitor: «Desculpa, Mas Quero Casar Contigo»

«Como tive a oportunidade de o mencionar anteriormente, vou ter grandes dificuldades em vos fazer passar o que senti ao ler este livro, de exprimir o quanto gostei .Um livro que me despertou várias emoções, Federico Moccia é um verdadeiro contador de história que envolve o leitor de uma forma extraordinária e apaixonante.
Para quem não leu "desculpa, mas vou te chamar de amor" vou tentar fazer um pequeno resumo. Niki é uma rapariga de 17 anos, extrovertida e muito intensa. Num acidente conhece Alex que tem 37 anos. Aqui nasce uma história única de amor, como referi na opinião que dei sobre o livro mostra a força do amor, aquele que não domina, que dá, não tem regras e acredita.
Agora com "Desculpa, mas quero casar contigo" o romance de Niki e Alex contínua. Ela está na universidade e Alex contínua a ser o Guru da publicidade. Todos os amigos à sua volta estão a passar fases mais difíceis. Os amigos de Alex estão a separar-se e as ondas ainda se estão a encontrar.
Alex cada vez mais apaixonado pede Niki em casamento de uma forma extraordinária, devo acrescentar.  E de repente Niki vê a sua vida do avesso, tem dificuldades em  aguentar a pressão da organização de um casamento em que todos têm opinião e todos querem dar o contributo. E para ajudar nesta altura Alex está com uma nova campanha e o tempo é pouco.
O amor no dia-a-dia sofre o desgaste, começam os ciúmes e as desconfianças.
Tanto Niki como Alex sentem-se tentados, aparecem novas personagens que lhes dão apoio, que se aproximam deles, mas o amor verdadeiro acaba por triunfar....e mais não posso acrescentar senão conto-vos a história toda.
Federico Moccia salienta que o amor pode sofrer desgaste, pressão até mesmo novas oportunidades mas nós somos os únicos capazes de dar a volta. Porque há amores que se tem de lutar, não só pelo que já vivemos mas principalmente pelo que ainda podemos viver e construir.
O enredo continua fluído, com várias personagens e histórias paralelas mas nunca nos sentimos perdidos. Porque Federico Moccia escreve como se fosse um guião em que tudo tem uma sequência. Tanto que compara situações da vida das personagens com filmes, aqui definitivamente aparece a sua outra paixão o cinema.
O autor cria um enredo mágico com personagens que nos marcam, que nos fazem sonhar.
Eu não gosto de sublinhar os livros, mas com este fui incapaz porque há frases que marcam.
Ninguém fala de amor como o autor.
Espero ter conseguido transmitir o quanto gostei deste livro ...e o quanto o aconselho.»
Esmiuça o Livro

2 comentários:

Juanitah Nunes disse...

Estou ainda a meio do livro, mas ja' completamente arrebatada!
Como sempre, Federico Moccia transmite um turbilhão de emoções, não deixando ninguém indiferente 'as suas obras.
Niki e Alex, a par de Step e Babi, ou Step e Gin, são uma estória de amor inesquecível, inigualável e acima de tudo, muito, muito real.
COm uma dose de bom humor 'a mistura, este romance e' tudo menos enfadonho, e' sim, de ler e chorar por mais!
Viciante e apaixonante.. da'-nos vontade de apanhar o primeiro voo para Roma e pertencer, também nós, a uma linda estória de amor.
Federico Moccia e', sem dúvida, um autor a conhecer, não fosse ele, o meu autor favorito!

Cidália disse...

EU já li os dois livros e gostei, gosto da forma como ele descreve as cenas, parece que estamos lá. Só não aprecio tantas citações que ele faz nos livros.
Mas adorei esta história, arrebatou-me o coração.
Beijinhos